domingo, 31 de janeiro de 2016

pintura em tecido

ÓLEO – ACRÍLICO - AQUARELA
Neste trabalho o objetivo é fazer uma apresentação de todas as técnicas que eu uso e
desenvolvo, de todos os recursos e materiais de uma forma descontraída para que o artista
possa observar os todos os recursos e ampliar seus conceitos e técnicas em cada um deles;
Abordarei o desenho, a pintura a óleo e a aquarela, bem como detalhes técnicos, materiais,
composição e muitas coisas que fui guardando ao longo dos anos como um exemplo a ser
observado, um THALLER DE ARTE. 
Assim este trabalho não tem começo meio e fim, é uma coleção de anotações, figuras, algo
que desenhei, fotografei ou desenhei para guardar como algo a ser lembrado, a ser usado.
Neste trabalho quero dividir estas anotações com todos os artistas.


Talvez este trabalho seja como aqueles cadernos de recortes que todo artista faz, com algo
que deseja fazer no futuro, pintar ou aproveitar em um determinado momento. Creio que aqui
você encontrará muitas curiosidades, muitas ideias que completarão seu conhecimento ou
introduzirão novas maneiras aos seus conceitos.
Nesta colcha de retalhos teremos uma enorme diversidade de comentários, que com certeza
serão úteis ao seu trabalho e desenvolvimento pessoal.
O preparo da tela é um fator importante no resultado da pintura. No geral eu faço a base
com gesso acrílico. Depois divido com linhas como na figura abaixo facilitando a cópia do
modelo. 

Observe também a umidade sobre a superfície da tela. Neste caso apliquei com um pincel
largo uma demão muito leve de óleo de linhaça diluído com um pouco de terebintina pois o
risco que farei será feito com pincel, e desta maneira a correção de erros será feita apenas
passando um pano no local com um pouco de solvente que pode ser aguarrás ou terebintina.
Depois da demão passe um pano seco para retirar o excesso.

RISCO COM TINTA
O risco com tinta exige um pouco de prática e domínio do pincel e da diluição. A tela não
deve ter uma base seca, o óleo aplicado deve ter seu excesso removido passando um pano
seco para que fique uma base úmida, mas que ao receber a pincelada com a tinta esta não
escorra.
A cor de tinta preferida para o risco com pincel é a terra siena queimada. Com ela já faço a
base, a marcação de luz e sombra e desenvolvo o trabalho na sua cromaticidade.
Você deve fazer esse risco de forma rápida. Só a prática dará a você a medida exata, mas
acredite que não existem dificuldades após um treino e o uso de um pincel de cabo longo com
uma ponta firme. 

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